segunda-feira, 4 de março de 2013

“La Broma la había inventado Blanes [...]”

http://projetocomunica.blogspot.com.br/2011/12/la-broma-la-habia-inventado-blanes.html
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Por Vanessa Pagno (Ciências naturais/UFFS)






O grupo de teatro "La Broma" da UFFS campus Realeza vem se destacando em suas diversas apresentações com a performance "Entre tu verdad más honda y yo: I’m walking clichê".

O grupo foi formado, neste ano de 2011, pelos participantes do projeto de extensão "Lengua y Cultura Hispánicas", coordenado pelos professores Me. Ana Carolina Teixeira Pinto e Marcos Roberto da Silva.

Marcos Silva nos explicou o significado do nome do grupo, "La Broma". Segundo ele, este nome vem de um conto do uruguaio Juan Carlos Onetti, que começa com a seguinte frase: "La Broma La había inventado Blanes [...]". De acordo com o professor, "Broma significa brincadeira, em bom português, algo como uma sacanagem leve".

Em suas apresentações, o grupo busca fugir do clichê. O professor Marcos, frisou que, primeiramente, ensinou-se aos participantes do projeto o que é o clichê e como reconhecê-lo para então poder dele fugir. "Tal fuga é necessária porque desenvolve o senso crítico e permite que busquemos formas alternativas de performar" destacou Marcos.

Leia mais na página de Projeto Comunica.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário